A Black Friday é uma excelente época para quem possui uma loja virtual, especialmente no Brasil. Em 2018, por exemplo, houve um faturamento de mais de 2,1 bilhões de reais apenas nas vendas online. Mas o que muitos vendedores não sabem é que a alegria da Black Friday não precisa sumir após o fim de semana. Na verdade, pode ser muito mais vantajoso aprender como aproveitar o pós Black Friday. Por isso, nesse artigo, vamos falar um pouco sobre o assunto para ajudar você a multiplicar as suas vendas esse ano.

Pode ser muito vantajoso aprender como aproveitar o pós Black Friday

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Por que vale a pena aprender como aproveitar o pós Black Friday

Talvez você esteja se perguntando quais os motivos para tentar aproveitar o pós Black Friday. Afinal, não é melhor aproveitar apenas o momento das promoções, onde as pessoas estão muito dispostas a comprar?

A resposta tem a ver com pensar a longo prazo. Isso porque saber como aproveitar o pós Black Friday é saber como fidelizar um cliente após uma compra. E um cliente fidelizado é um cliente que volta a comprar com a sua marca e a recomenda para parentes e amigos. Ou seja, é uma estratégia que tem um impacto muito positivo no crescimento do seu negócio.

Uma vez que você entende isso, o próximo passo é pensar em estratégias para fidelizar o cliente no pós Black Friday. Vejamos, então, algumas delas a seguir.

Próximo passo é pensar em estratégias para fidelizar o cliente no pós Black Friday

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Agradeça pela compra e recomende outros produtos

Se um cliente fez uma compra com você durante a Black Friday, você agora tem os dados dele para comunicação. E uma boa forma de passar uma imagem positiva da sua empresa é usar esses dados para enviar um e-mail de agradecimento pela compra. Isso faz com o que o cliente se sinta visto, representando, então, um importante momento de aproximação.

Nesse e-mail, você também pode incluir recomendações de outros produtos que o cliente possa gostar. No entanto, é preciso fazer isso com cautela: não adianta nada recomendar uma porção de produtos que não tenham nada a ver com o que o cliente comprou. Então, procure usar da segmentação para tentar entender melhor o gosto daquele usuário e fazer recomendações que realmente possam despertar o seu interesse.

No e-mail, você também pode incluir recomendações de outros produtos que o cliente possa gostar

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Prorrogue preços e promoções

Como a Black Friday é apenas uma vez ao ano, em torno dela se constrói toda uma expectativa. Essa expectativa cria um senso de urgência que leva as pessoas a comprarem mais.

Por isso, perder a Black Friday pode gerar angústia no cliente. E é aí que uma prorrogação de promoções pode gerar um diferencial para a sua loja: a pessoa pode estar insatisfeita por não ter aproveitado os descontos quando pôde, e, ao receber um e-mail seu, descobrindo que sua marca ainda está em promoção, vai querer compensar por isso, o que pode levar a mais compras. Sendo assim, considere a possibilidade de estender os preços da Black Friday na sua loja por mais tempo.

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Prepare-se para a cyber monday

A cyber monday é a segunda-feira que vem depois da Black Friday, focada em promoções de lojas virtuais. Por isso, para aproveitar o pós Black Friday em 2019, se prepare bem para esse momento, disponibilizando cupons e códigos de desconto e reforçando a velocidade do seu site. Relacionar as duas datas é uma boa forma de garantir o interesse dos clientes.

Agora que você já sabe como aproveitar o pós Black Friday em 2019, resta colocar essas dicas em prática. E a melhor forma de fazer isso é com uma agência de marketing digital, como a Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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