Todo dono de site sonha com suas páginas aparecendo no topo do Google. Afinal, milhões de buscas são feitas diariamente e a tendência é de sempre clicarmos nos links que estão nas primeiras posições. Dificilmente saímos da primeira página de resultados. Mas como aparecer na primeira página do Google?
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Muita gente acha que ter um site bonito e com muitos detalhes faz muita diferença para os usuários. É claro que ter um visual interessante ajuda a tornar um site mais popular, mas isso não é tão fundamental assim. Um site simples, mas otimizado e atualizado com notícias relevantes constantemente tende a ser mais valorizado pelo Google.
Isso porque esse mecanismo de busca não vê as páginas como nós as vemos. Ainda que o algoritmo do Google tenha alcançado um refinamento impressionante, quando ele analisa um site na internet, o que ele observa são códigos e textos. Por isso, se o seu site tem um monte de imagens lindas e nenhum texto, isso pode estar te prejudicando.
Para aparecer na primeira página do Google, nada melhor do que desenvolver uma ótima estratégia de SEO (search engine optimization ou, em português, otimização para mecanismos de pesquisa). Essas estratégias aprovadas pelo Google ajudam seu algoritmo a analisar o site assim que entra nele. Dessa forma, os robots sabem exatamente o que devem ver e valorizar ao acessar determinado site.
Ao colocar em prática uma estratégia de SEO, é muito importante saber o que o Google aprova e o que ele considera trapaça. Algumas estratégias usadas no passado são consideradas ilegais pela plataforma atualmente e podem levar a punições severas, como a completa exclusão das páginas dos rankings de busca.
Usar texto ou links ocultos, tentar esconder o conteúdo real da página, fazer redirecionamentos não autorizados pelo usuário, carregar páginas com palavras-chave irrelevantes, dar um nome relevante para uma página e colocar um conteúdo que fala sobre outras coisas e criar várias páginas com conteúdos duplicados são apenas alguns exemplos do que o Google considera errado.
Essas técnicas passíveis de punição são chamadas black hats e devem ser evitadas ao máximo por quem deseja que seu site apareça na primeira página do Google. Afinal, não vale muito a pena investir nisso e fazer o site chegar ao topo para, em seguida, ter que lidar com as punições do Google. Depois de receber uma punição do Google, o site nunca mais consegue alcançar o mesmo nível de antes.
Por isso, jogue limpo com o Google e com seu público. Crie uma estrutura para o site que permita realizar um bom SEO e invista na produção de conteúdo original e otimizado, pois ele é localizado pelo mecanismo de busca com muito mais facilidade. Escolha palavras-chave muito procuradas e com baixa concorrência para suas páginas e se preocupe sempre em otimizar as imagens também.
Quando o algoritmo do Google entra no seu site, apesar de ele ver códigos e textos, ele se comporta praticamente como um ser humano ao ler seus materiais. Por isso, gaste um tempo não só escolhendo boas palavras-chave, mas também escrevendo artigos relevantes e que façam sentido. Um texto cheio de palavras-chave e estruturas desconexas pode ser considerado spam pelo Google.
Preocupe-se também com as imagens que você escolhe para ilustrar o texto, pois o Google, apesar de não “vê-la”, consegue identificá-la e, muitas vezes, descobrir se ela tem conexão com os textos que estão a sua volta. Além disso, preencher todas as tags de uma imagem não só a torna mais amigável para o Google, como também mais acessível a deficientes visuais.
Muita gente se esquece de instalar um sitemap ou criar um que faça sentido, o que pode ser um erro. O sitemap é um arquivo fornecido pelo site que ajuda o algoritmo do Google a varrê-lo de forma que faça sentido. Se um robot entra no seu site e não sabe pra onde ir, é provável que ele abandone a página. O sitemap faz com que isso não aconteça, pois dá direção aos robots de escaneamento.
Outra característica que o Google tem valorizado bastante é a otimização dos sites para dispositivos móveis. Isso quer dizer que o site deve ser amigável não só para computadores, mas também para tablets e smartphones, de forma que se adaptem bem e consigam mostrar seus conteúdos sem erros ou problemas.
Dessa forma, desenvolver um site que seja responsivo, correspondendo bem a qualquer tamanho de tela, independentemente de ser um smartphone ou uma smart TV, tende a aparecer melhor colocado no Google. Não só porque se adapta corretamente, mas porque o mecanismo de busca entende que, dessa forma, ele proporciona uma experiência do usuário melhor.
Assim, o Google tenta demonstrar que donos de site que estão mais preocupados com os usuários, oferecendo-lhes uma ótima experiência e conteúdos valiosos, acabam ficando melhor posicionados nos resultados de busca. É isso que ajuda um site a aparecer na primeira página do Google.