Todo mundo já passou por momentos de pânico depois de um anúncio de mudança no algoritmo do Google. Você pesquisa seu conteúdo no Google e ele não está mais no topo. Na verdade, ele não está mais nem na primeira página! O que você deve fazer quando há uma atualização de algoritmo?
Um algoritmo é um conjunto de regras baseado em lógica para resolver um problema. No caso do Google, é como eles classificam, filtram e exibem seus resultados de pesquisa. Assim, fornecem as respostas mais relevantes e úteis. E, como qualquer tecnologia, ele evolui e muda. Além disso, se o comportamento do usuário apresenta mudanças, também é hora de fazer uma atualização de algoritmo.
Como existem mais de 200 fatores classificatórios considerados pelo algoritmo dinâmico do Google, qualquer pequena alteração pode significar mudanças drásticas nos resultados das buscas. Junte isso ao fato do Google estar mudando esse algoritmo sempre. Isso faz com que profissionais de marketing de conteúdo e webmasters tenham que se preocupar com isso o tempo todo.
Atualização de algoritmo do Google: veja algumas delas
Panda e Penguin
Panda e Penguin foram as atualizações mais pesadas dos últimos tempos. Lançada em 2011, Panda era, essencialmente, um agente de controle de qualidade. Isso fez com que vários sites logo sumissem dos rankings. Essa atualização afetou 12% das buscas só nos Estados Unidos! Logo em seguida (2012), veio a Penguin, com foco nos backlinks, levando a necessidade de novas mudanças.
Entre Panda e Penguin, muitas perguntas sobre SEO foram respondidas. No final, tudo se resume a robustez e utilidade do conteúdo publicado. Se ele for apresentado regularmente, útil para os usuários e completo, então é provável que logo apresente uma boa colocação nos rankings de busca.
Hummingbird, Pigeon e Fred
Em setembro de 2013, o Google lançou a atualização Hummingbird. O nome foi escolhido devido a sua capacidade de ser rápido e preciso. O Hummingbird foi projetado para responder com mais precisão termos de pesquisa, ao invés de considerar independentemente cada palavra digitada dentro da caixa de pesquisa.
Menos de um ano depois, o Google lançou o Pigeon, priorizando resultados locais e melhorando os parâmetros de distância e localização.
Em 2015, o Google lançou mais uma atualização significativa. Agora priorizando páginas otimizadas para dispositivos móveis em resultados de pesquisas feitas a partir desses dispositivos. Mais recentemente, a atualização Fred identificou e puniu sites que violam as diretrizes para webmasters do Google. Principalmente blogs de baixa qualidade criados simplesmente para gerar receita com anúncios.
Essas são apenas as principais atualizações, pois outras menores ocorrem ainda com muita frequência. O algoritmo do Google segue em constante mudança e não há necessidade de pânico por isso, nem quando ocorrem atualizações maiores. Se você já joga dentro de suas regras, não é preciso temer o Google e suas atualizações de algoritmo constante. Porém, se você realmente quer saber o que fazer quando há uma atualização de algoritmo, confira estas dicas da Agência IMMA.
Dicas sobre o que fazer quando há atualização de algoritmo
Verifique suas classificações
Não assuma o pior, mas verifique para ver o que mudou. Houve um aumento ou diminuição no seu ranking? Utilize ferramentas para identificar potenciais aumentos ou diminuições nas classificações gerais de palavras-chave. Além disso, analise seu software de classificação de palavras-chave para rastreá-las e identificar alterações.
Além de verificar sua própria posição, observe se a plataforma não mudou de uma forma geral. Existem recursos novos disponíveis? Preste muita atenção, pois essas são pistas sobre como o Google pode ter ajustado o algoritmo.
Verifique o Google Analytics
O Google Analytics é uma ferramenta que ajudará muito na verificação da realidade, confirmando (ou não) suas suspeitas. Se você perceber que está tendo uma grande queda no tráfego orgânico e já descartou a variação normal, utilize essa ferramenta para dar um mergulho mais profundo no que pode estar acontecendo.
Embora isso não aconteça com frequência, o Google às vezes intervém em sites considerados problemáticos. Se você está vendo um declínio acentuado e não encontra formas de se recuperar, é provável que esteja sofrendo uma penalidade do Google. Por mais que isso não seja comum, uma pesquisa rápida pelo seu nome nesse buscador pode confirmar suas suspeitas.
Verifique o Search Console
O Google Search Console é gratuito e permite monitorar o desempenho do seu site. Além disso, se você sofrer uma penalidade, é lá que o Google lhe notificará.
Quais pesquisas geram mais tráfego? E quais palavras-chave? Quais outros sites enviam tráfego para o meu site? Eu atendo bem o usuário móvel? O Google consegue acessar meu conteúdo? O Search Console pode responder a essas e muitas outras dúvidas. A grande sacada, depois de uma atualização de algoritmo, é perceber o que mudou. Por isso, busque ter uma boa familiaridade com essa ferramenta antes que ocorra uma atualização para que você possa identificar as diferenças.
O que realmente importa destacar é que o Google procura atender melhor seus usuários finais. Suas atualizações de algoritmo ocorrem para garantir que seus visitantes obtenham melhores resultados de pesquisa e de forma mais rápida. Portanto, se você também se adaptar a essa filosofia, certamente se beneficiará.
Porém, mais do que tudo, respire fundo. Durante a loucura que ocorre após uma atualização de algoritmo do Google, aguarde um pouco antes de reagir e se entregar a essa histeria coletiva. Deixe a poeira baixar antes de começar a tomar decisões sobre seus próximos passos. Assim, você não irá se equivocar e realizar mudanças desnecessárias ou, pior ainda, prejudiciais.