O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais tradicionais, mas isso não faz dele menos efetivo. Na verdade, ele tem uma excelente taxa de ROI (return over investment, ou, em português, retorno sobre investimento): Nos Estados Unidos, por exemplo, cada 1 dólar que é gasto com e-mail marketing possui um retorno de, em média, 42 dólares. Ou seja, é uma ferramenta que vale a pena usar. Contudo, é preciso usá-la com sabedoria para obter bons resultados. Por isso, neste artigo, vamos ensinar o que você não deve fazer ao adotar essa tática, citando 4 erros que prejudicam a sua campanha de e-mail marketing. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!

4 erros que prejudicam a sua campanha de e-mail marketing

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Conheça os 4 principais erros que prejudicam a sua campanha de e-mail marketing

Como o e-mail marketing é uma estratégia de publicidade muito clássica, algumas pessoas pensam que ele não é muito complexo. No entanto, elas não poderiam estar mais erradas: Se você não entender bem como o e-mail marketing funciona, pode cometer erros graves que prejudicam muito a campanha da sua empresa.

Sendo assim, é preciso conhecer quais são esses erros para saber como evitá-los. A seguir, então, vamos falar um pouco sobre cada um deles. Confira!

Comprar a sua lista de contatos

Esse é um dos principais erros que prejudicam a sua campanha de e-mail marketing. Afinal, se você compra uma lista de contatos, você não sabe para quem você está enviando o seu e-mail.

E o que isso significa? Significa que, muito provavelmente, você estará perdendo tempo, mandando um e-mail para pessoas que não tem o menor interesse no que a sua empresa tem a oferecer. Inclusive, é muito provável que uma boa parte desses endereços sejam contas fantasmas ou abandonadas.

Comprar a sua lista de contatos

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Por isso, embora a opção de comprar uma lista de contatos possa parecer tentadora por sua simplicidade, prefira sempre construir uma lista de leads qualificados. Com isso, você garante que não estará perdendo tempo enviando o seu e-mail para ninguém.

Não usar um remetente

Esse pode parecer um detalhe sem importância, mas, na verdade, é algo que afeta muito como o seu e-mail vai ser percebido pelo usuário. Não usar um remetente dá a impressão de que seu e-mail é algo obscuro e estranho, que provavelmente pertence na caixa de spam.

Isso é um erro grave porque, para ter bons resultados com o e-mail marketing, você precisa despertar a confiança do usuário. Sendo assim, nunca se esqueça de incluir um remetente.

Esquecer do elemento visual

O design gráfico de um e-mail é um fator crucial para o seu sucesso. Isso porque o usuário, ao abrir o e-mail, vai dar uma olhada nele e decidir se vai ou não lê-lo com base apenas nessa primeira impressão.

Ou seja, não investir em um bom design para o seu e-mail marketing é um dos piores erros que você pode cometer. Ao invés disso, crie um e-mail com uma estética agradável, que apresente o seu conteúdo de uma maneira direta e fácil de ler. Você verá que o desempenho dele será muito melhor.

Esquecer do elemento visual

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Tentar fazer uma campanha sem a ajuda de um profissional

Se você quer evitar erros que prejudicam a sua campanha de e-mail marketing, o primeiro passo é a humildade: Admita, então, que você não é um especialista dessa área, e que o ideal é contar com a ajuda de alguém especializado em marketing digital.

Portanto, vale a pena contratar uma agência voltada para esse campo de atuação, como, por exemplo, a Agência IMMA. Assim, você terá acesso a uma equipe altamente qualificada que pode criar uma campanha eficiente para o seu negócio. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua empresa!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai da Júlia e do Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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