Você já deve ter ouvido falar que o e-mail marketing é o veículo de marketing digital com maior taxa de ROI, ou retorno sobre investimento. De acordo com o blog HubSpot, ele gera 38 dólares para cada dólar que é investido, o que representa um ROI de 3.800%. Mas e se o seu e-mail marketing não estiver gerando esse retorno, por não estar performando tão bem quanto você esperava? Por causa disso, nesse artigo, vamos explicar 4 erros que estragam a sua estratégia de e-mail marketing.

É preciso ter conteúdo textual que atraia o usuário que receber o email

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4 erros que estragam a sua estratégia de e-mail marketing

Apesar do e-mail marketing ser uma ferramenta com grande potencial, muitos empresários se frustram por não saber usá-la da maneira adequada. Vejamos, então, 4 erros que podem estar prejudicando a sua estratégia de e-mail marketing.

 

Usar uma lista de e-mails comprada

Comprar uma lista de e-mails pode parecer uma forma fácil de resolver um problema grande: afinal, desse modo, você ganha acesso a um grupo grande de destinatários com facilidade. No entanto, esse tipo de tática pode ser prejudicial ao ROI do seu e-mail.

Conteúdo para e-mail marketing, assim como qualquer conteúdo, deve ser bem redigido.

Fonte: freepik.

O maior problema das listas compradas é que os usuários que estão naquela lista não disponibilizaram seus contatos para a sua marca. Desse modo, eles não necessariamente têm algum interesse no que você tem a oferecer. 

Isso significa que, mesmo que o seu e-mail alcance um grande número de pessoas, é pouco provável que ele faça algum efeito sobre as suas vendas. Adicionalmente, muitos dos contatos de uma lista de e-mails comprada podem ser usuários fantasmas, que não vão nem abrir a mensagem que você enviar. Vale mais a pena, então, investir para montar uma boa lista de contatos orgânica, mesmo que essa seja uma opção um pouco mais demorada.

 

Não ligar para o design do e-mail

Um dos maiores erros que estragam a sua estratégia de e-mail marketing é não se importar com o aspecto estético do e-mail. Isso porque o usuário, na maioria das vezes, vai decidir se vai ler ou não a mensagem com base na aparência do seu e-mail, ou seja, no design que ele tiver. 

Por isso, o ideal para o seu e-mail marketing é que você busque um template que transmita bem tanto a mensagem que você quer passar como a identidade visual da sua empresa. Procure, portanto, um trabalho de design simples, moderno e atraente.

 

Exagerar na quantidade de CTAs

As CTAs, ou call to actions, são chamadas de ação que servem para orientar as ações que o cliente deve tomar após a leitura do e-mail. Sendo assim, é importante que elas sejam simples e diretas. 

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Por conta disso, incluir muitas chamadas de ação no seu e-mail pode ter efeitos prejudiciais. Afinal, muitas chamadas podem confundir o usuário, que vai se sentir um pouco sobrecarregado por receber tantas instruções diferentes. O mais provável é que ele acabe fechando o e-mail sem fazer nada, e você não quer que isso aconteça. Desse modo, procure se concentrar em criar uma única call to action efetiva.

 

Não procurar ajuda profissional para evitar erros que estragam a sua estratégia de e-mail marketing

Agências de marketing digital são as organizações que sabem lidar melhor com esse tipo de tática de publicidade. Por isso, a melhor forma de evitar erros que estragam a sua estratégia de e-mail marketing é contratando uma equipe especializada no assunto, como a da Agência IMMA. Nossos funcionários trabalham em conjunto com empresas de qualquer porte para criar e-mails de todos os tipos, buscando sempre o melhor retorno sobre investimento possível. Quer saber mais? Entre em contato com a gente e faça o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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