Nos dias de hoje, se você é um empresário que tem a intenção de fazer a sua marca ganhar espaço na internet, estar presente nas redes sociais é quase uma obrigação. Afinal, plataformas como o Instagram, o Twitter e o Facebook se tornaram partes integrais da rotina de milhares de pessoas, e utilizá-las é um caminho certeiro para alcançar um público bastante amplo. Mas como utilizar essas ferramentas da maneira adequada? É preciso atenção e cuidado para não tropeçar e acabar prejudicando a sua imagem. Por isso, neste artigo, separamos 4 erros cometidos por empresas nas redes sociais que você precisa evitar. Continue com a leitura para descobrir quais são eles!

4 erros cometidos por empresas nas redes sociais

Fonte: freepik.

Conheça os 4 principais erros cometidos por empresas nas redes sociais

No marketing digital, é comum que muitas ferramentas pareçam ser mais simples, à primeira vista, do que elas realmente são. As mídias sociais não fogem a essa regra: Para um observador desavisado, pode parecer que tudo que é necessário para fazer sucesso nessas plataformas é postar com regularidade.

No entanto, a questão é muito mais complicada do que isso. A presença que uma empresa constrói nas redes sociais contribui diretamente para a imagem que a marca vai ter no mercado. Isso significa que um passo errado pode ter consequências desastrosas. Portanto, a conduta dos perfis da sua empresa nesses espaços deve ser pensada com muito cuidado.

Sendo assim, a seguir, vamos falar sobre os principais erros cometidos por empresas nas redes sociais. Com isso, você pode saber que situações devem ser evitadas a qualquer custo. Confira!

Ter um perfil incompleto

Toda rede social tem espaços reservados para disponibilizar informações a respeito da sua empresa. Isso pode ser tanto o campo da “bio” do Instagram quanto as informações de contato que o Facebook pede. E, como empresário, é preciso que você aproveite isso.

Procure pensar que muitos usuários irão conhecer a sua empresa pela primeira vez através das suas redes sociais. Ou seja, é crucial que essa primeira impressão seja positiva e informativa.

Ter um perfil incompleto

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Desse modo, por que não utilizar campos disponíveis para providenciar informações úteis para o usuário? Além disso facilitar o primeiro contato entre consumidor e empresa, também é uma boa oportunidade para começar a construir a identidade da sua marca nas redes.

Postar com muita ou nenhuma frequência

Você deve postar nos perfis da sua empresa com uma certa regularidade. Isso porque, se um usuário abre a sua página e vê que seu último post foi há seis meses, ele pode achar que seu perfil está inativo e decidir não segui-lo.

No entanto, também não se deve exagerar. Postar várias vezes por dia pode irritar os seus seguidores. Por isso, é melhor buscar uma frequência moderada e mantê-la.

Fazer conteúdo superficial ou desinformado

O marketing de conteúdo é muito útil para alcançar o sucesso nas mídias sociais. Porém, a sua produção de conteúdo deve ser bem pensada: Postar conteúdo superficial ou com informações incorretas passa uma imagem péssima para os usuários. Desse modo, garanta que o conteúdo que você produz é de alto nível.

Fazer conteúdo superficial ou desinformado

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Não buscar ajuda profissional

Um dos maiores erros cometidos por empresas nas redes sociais é não entender que há uma razão para existirem profissionais dedicados exclusivamente para esse campo. Essa razão é que a administração das mídias sociais de uma marca é um trabalho complexo e árduo, que requer uma equipe especializada.

Vale a pena, então, considerar a possibilidade de contratar uma agência de marketing digital para cuidar das redes sociais da sua empresa, como a Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento para a sua marca!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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