Ter uma boa posição nas páginas de resultados do Google é muito importante para o sucesso de um site. Afinal, é nessas páginas que a maioria dos usuários encontra o que está procurando, gerando muitos cliques para os links que ficam no início. Mas como obter esse posicionamento? Neste artigo, vamos citar 4 elementos chave para rankear bem no Google e ajudar você a entender mais sobre esse assunto. Confira!

4 elementos chave para rankear bem no Google

Fonte: freepik.

4 elementos chave para rankear bem no Google

Antes de mais nada, é preciso pontuar que o Google não divulga abertamente quais são os fatores utilizado para o rankeamento de conteúdo nas buscas. No entanto, ele dá a entender alguns fatores que podem ajudar muito na tarefa, especialmente no guia SEO para iniciantes publicado pela plataforma.

A seguir, então, vamos falar sobre alguns dos principais elementos chave para rankear bem no Google. Todos esses elementos estão inclusos nas técnicas de SEO, voltadas para a otimização de sites e conteúdos para mecanismos de busca. Continue lendo para descobrir quais são eles!

Link building

O algoritmo do Google avalia a sua página através do link building de duas maneiras. A primeira delas é avaliar os links externos que estão incluídos na página, checando para ver se eles são de fato relevantes para o assunto em questão. Desse modo, incluir um ou dois links externos úteis nas suas publicações pode ser muito positivo.

A segunda maneira é avaliando os links externos colocados em outras páginas que direcionam o usuário para o seu site. Isso porque, se você recebe muitas referências de outras páginas, o Google vê a sua página como uma autoridade no assunto.

É claro que obter esses links externos não é tão fácil. Uma boa estratégia para fazer isso, no entanto, é buscar uma parceria com outro site e fazer um guest post que contenha um link para a sua página. Esse tipo de técnica é bem comum e ajuda muito no seu rankeamento.

Link building

Fonte: freepik.

Velocidade de carregamento

O Google prioriza a experiência do usuário na hora de ordenar os resultados de busca. E nenhum usuário gosta de ficar muito tempo esperando uma página carregar. Por isso, vale a pena investir em um carregamento mais rápido para o seu site. Faça testes com frequência para garantir que nenhuma parte dele demore mais de três segundos para carregar.

Responsividade

Quando falamos de experiência de usuário, não estamos falando apenas de usuários de dispositivos desktop. Na verdade, o Google tem dado grande preferência a conteúdos que são acessíveis através de qualquer dispositivo por terem um design responsivo.

O que isso significa? Significa que, com esse design, um site ou conteúdo pode se adaptar a qualquer tamanho de tela. Desse modo, ele pode ser consumido tanto por usuários de desktop como por usuários de celulares, tablet e diversos outros dispositivos móveis.

Conteúdo

O marketing de conteúdo é um dos principais elementos chave para rankear bem no Google. Isso porque a produção constante de conteúdo de qualidade contribui para a construção de autoridade do seu site, que passa a ser visto como uma opção positiva para os usuários que buscam por determinados assuntos.

Mas atenção: Esse conteúdo deve ser original. Nunca copie o conteúdo de outro site. Além de ser terrivelmente antiético, essa é uma atitude penalizada pelo Google, que pode prejudicar o seu rankeamento.

Conteúdo

Fonte: freepik.

Melhore a sua posição no Google com ajuda profissional

Agora que você já conhece alguns dos elementos chave para rankear bem no Google, é hora de melhorar o SEO da sua página com a ajuda de uma equipe profissional, como a da Agência IMMA. Entre em contato e faça já o seu orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

× Como podemos ajudar?