O marketing de conteúdo é uma ferramenta que pode ajudar a expandir a sua lista de leads e a convertê-los em clientes fiéis. No entanto, existem muitos tipos de conteúdo diferentes, e cada um possui uma função própria, com características específicas. Sendo assim, surge a pergunta: Como criar conteúdos que vendem? Neste artigo, separamos 4 dicas que vão ajudar você a realizar essa tarefa. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!

4 dicas para criar conteúdos que vendem

Fonte: Freepik.

O marketing de conteúdo e o fundo de funil

Para entender melhor como criar conteúdos que vendem, é preciso compreender que o marketing de conteúdo deve ser realizado através do modelo do funil de vendas. Esse modelo serve para monitorar a jornada do consumidor, acompanhando-o desde que ele toma conhecimento da existência da sua marca até o ponto em que ele decide fazer uma compra.

Com o recurso do funil, fica mais fácil entender quais são os diferentes tipos de conteúdo produzidos para o marketing digital. Eles podem ser divididos em três grupos:

  • Em primeiro lugar, o conteúdo para o topo do funil. Esse é o primeiro conteúdo com o qual um usuário vai entrar em contato ao pesquisar sobre a sua marca. Ele funciona dando um início sutil a um relacionamento entre o consumidor e a sua empresa.
  • Depois, vem o meio do funil, que é a etapa de nutrição de leads. É nessa fase que o seu conteúdo vai trabalhar mais profundamente com as angústias e problemas do consumidor, oferecendo os seus serviços ou produtos como possíveis soluções para esses obstáculos.
  • Finalmente, temos o fundo do funil de vendas, onde o conteúdo deve atuar de forma mais direta, apresentando razões para o cliente escolher a sua marca para fazer negócio. Esse é o tipo de conteúdo mais incisivo de todos.

Diante disso, é possível compreender que o conteúdo que vende, ou seja, o conteúdo que diretamente induz o usuário à compra, se encaixa melhor na última etapa do funil, ou seja, o fundo do funil de vendas. Assim, fica claro que, para que esse tipo de conteúdo funcione, é preciso que ele seja usado em conjunto com uma estratégia maior, que inclua diversos outros tipos de conteúdos.

O marketing de conteúdo e o fundo de funil

Fonte: Freepik.

Conheça 4 dicas para criar conteúdos que vendem

No entanto, mesmo depois de entender como o conteúdo que vende funciona, é preciso saber como produzi-lo de forma efetiva. Afinal, o que faz um bom conteúdo de venda? A seguir, vamos ver alguns elementos que são cruciais para a sua composição. Confira!

Títulos persuasivos

O título é o que leva um usuário a clicar no seu conteúdo. Ou seja, ele deve ser chamativo e persuasivo. Sendo assim, crie um título instigante, que estimule o usuário a se interessar pelo conteúdo. Mas atenção: Nunca recorra ao clickbait, a tática de mentir para o usuário para ganhar cliques. Esse tipo de atitude só prejudica a imagem da sua marca.

Argumentos com números

Números e dados dão peso ao seu argumento. Por isso, ao criar um conteúdo para vender, é uma boa ideia apostar em estatísticas para demonstrar por que a sua empresa seria uma boa escolha para aquele usuário.

Cases de sucesso

Usar um case de sucesso em um conteúdo ajuda a mostrar para o usuário que a sua marca realmente pode ajudá-lo. É também uma forma de mostrar que a sua empresa realmente cumpre o que promete.

Cases de sucesso

Fonte: freepik.

Agências especializadas

Uma das melhores dicas para criar conteúdos que vendem que podemos citar é que a ajuda profissional é muito útil. Vale a pena, então, contratar uma agência de marketing digital para ajudar na sua produção de conteúdo, como a Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato e faça já um orçamento!

Rodrigo Darzi

Rodrigo Darzi

Pai dos filhos Júlia e Pedro. Especialista em Marketing Digital, com MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

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