Estar presente nas mídias sociais é, hoje em dia, um requisito imprescindível para qualquer empresário que queira fazer o seu negócio crescer através da internet. Afinal, plataformas como o Instagram, o Facebook, o Twitter e o Linked In agora são parte da rotina de milhares de pessoas, e são especialmente populares entre os brasileiros. No entanto, é preciso lembrar que apenas criar uma presença nesses espaços não basta: A conduta da marca nas redes sociais deve ser cuidadosamente pensada para agradar o público. Sendo assim, neste artigo, separamos 4 atitudes para evitar nas mídias sociais, para ajudar você a montar a sua estratégia para essas ferramentas. Continue com a leitura para descobrir quais são elas!
Conheça as 4 principais atitudes para evitar nas mídias sociais
Embora as mídias sociais sejam um espaço de descontração e interação, se você está presente nelas como empresário, o seu comportamento não pode ser o mesmo de um usuário que está lá com um perfil pessoal. Afinal, o perfil da sua marca representa a essência do seu negócio, e a forma como você o usa vai moldar a imagem que os usuários têm da sua empresa.
Diante disso, como, na prática, criar uma imagem positiva para a sua marca usando as redes sociais? Bem, um bom começo é entender quais são as atitudes que podem prejudicar você nesses espaços. A seguir, então, vamos citar e falar um pouco sobre algumas das principais delas. Confira!
Postar o tempo todo, ou nunca
É preciso estabelecer uma frequência regular para as postagens nas suas redes sociais. Isso porque, se você não postar nunca, os usuários verão a sua página como abandonada e não terão interesse em segui-la.
No entanto, também é preciso evitar o outro extremo: Postar demais, várias vezes ao dia, pode ser extremamente incômodo para os seus seguidores. Eles podem se sentir sobrecarregados pelo seu fluxo de conteúdo, e, como resultado, podem parar de seguir a sua página.
Sendo assim, preze pelo equilíbrio. Na maioria das redes sociais, por exemplo, postar duas ou três vezes por semana é mais do que suficiente.
Ignorar os comentários
A essência das redes sociais é a interação. Logo, quanto mais comentários você recebe, melhor. Mas ninguém gosta de falar sozinho, e, se você nunca responde os comentários que os clientes deixam nas postagens da sua marca, logo eles vão parar de comentar.
Procure, então, sempre responder os comentários, adotando uma postura cordial, profissional e simpática.
Não criar conteúdo informativo
Se você tem, por exemplo, uma loja virtual, e decide criar um perfil no Instagram para ela, o ideal é não postar apenas fotos dos seus produtos o tempo todo. Ao invés disso, procure criar conteúdo informativo e de qualidade. Esse é o tipo de postagem que mais estimula a interação com os seguidores, e ela também faz com que os usuários vejam a sua marca de forma mais positiva, passando a percebê-la como uma autoridade no seu campo de atuação.
Postar imagens de baixa qualidade
As mídias sociais se sustentam quase que inteiramente com base no conteúdo visual. Sendo assim, postar imagens de baixa qualidade é uma péssima atitude, que transmite uma imagem de desleixo. Evite isso ao máximo, investindo em um trabalho de design gráfico de qualidade.
Agora que você já sabe quais são as 4 principais atitudes para evitar nas mídias sociais, é hora de montar uma estratégia com as atitudes que você quer ter nessas plataformas. E, para isso, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada, como a Agência IMMA. Quer saber mais? Entre em contato com a agência e faça já um orçamento para a sua marca!