A controvérsia é sempre uma boa coisa para o marketing? Afinal, toda imprensa é boa? Certamente há assuntos polêmicos que podem trazer boas impressões a uma marca. Por isso, veja 3 dicas para criar campanhas controversas sem destruir sua marca.
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Isso pode parecer surpreendente, visto que estamos acostumados a ver grandes empresas executando campanhas controversas nas redes sociais para obter ainda mais visibilidade. Mas, um estudo feito pela Wharton Business School descobriu que, embora uma dose controvérsia gere debate, tentar discutir assuntos muito controversos pode se tornar um problema. Então, o que você pretende fazer ao adicionar uma quantidade de controvérsia a sua campanha de marketing sem ir longe demais?
Veja 3 dicas para criar campanhas controversas
Escolha a controversa certa
Existem diferentes graus de controvérsia e também diferentes tipos de campanhas controversas que você pode realizar. Elas podem causar um choque, mostrar um tabu ou tentar discutir algo. Campanhas que causam choque e/ou mostram tabu são as que mais provocam comentários generalizados sobre um tema controverso.
Buscar por assuntos controversos que gerem debate é sempre uma opção melhor. Dessa forma, você pode suscitar um debate, deixando as pessoas se expressarem sobre isso. Esse tipo de estratégia não depende apenas da administração de um choque emocional ou da ativação de um gatilho e, raramente, causa danos a marca.
Ao utilizar esse tipo de estratégia, há uma chance mínima de alguém ficar ofendido ou ferido, mas todos os participantes do debate tornam-se conscientes da sua marca. Essa consciência adicional pode ser usada por você para impulsionar negócios.
Outra maneira de aproveitar a controvérsia com êxito para a sua marca é tomando uma postura ousada em uma questão altamente discutida. Um ótimo exemplo foi a propaganda de Dia dos Namorados do Boticário ano passado, que apresentava casais de diversos tipos. A marca deu apoio aos casais homoafetivos ao não distingui-los dos casais heterossexuais na propaganda.
A peça publicitária provocou um debate feroz entre fãs da empresa e pessoas que não gostaram nem um pouco de sua posição. Porém, a propaganda controversa popularizou ainda mais o Boticário e levou pessoas às lojas, não só devido aos produtos, mas por causa da postura da marca. A situação foi tão bem sucedida que a empresa já apresentou outras propagandas polêmicas depois disso.
Conecte o assunto controverso à sua marca
Decidir sobre um assunto controverso que pode ser debatido não é suficiente. Você também tem que encontrar uma maneira de conectar o assunto à sua marca. Caso contrário, pode parecer que você simplesmente está polemizando para chamar atenção.
Caso você realmente queira criar uma campanha de marketing controversa, pense em algo que seja interessante para o seu nicho. Simplesmente jogar no ar uma polêmica pode passar a impressão de que você faz juízos de valores negativos em relação a um determinado tema, o que pode ter impactos negativos sobre sua marca.
Lembre-se que o objetivo de uma campanha de marketing controversa não é ofender ninguém. Portanto tenha cuidado e tato ao escolher imagens e desenvolver textos. Não coloque uma campanha polêmica no ar só para chamar atenção porque ela pode desencadear uma série de reações que sua empresa pode não estar preparada para lidar.
Tenha um plano de gerenciamento de crise
Campanhas de marketing controversas são, por natureza, controversas. Por isso, antes de lançar sua campanha, converse com a equipe e tenha um plano de gerenciamento de crise para lidar com as diversas reações. Um bom sistema de resposta é crucial para o gerenciamento eficaz da marca e para manter a integridade da sua campanha.
Uma campanha polêmica sempre suscita protestos, críticas e até uma perda de seguidores. Por outro lado, quando feita de forma muito bem pensada, esse tipo de campanha consegue compensar as perdas com ainda mais curtidas, fazendo com que mais pessoas conheçam a marca e se tornem fãs dela.
É importante estar preparado para responder a protestos e não se deixar abalar por ameaças de boicote. Houve casos em que marcas famosas colocaram imagens polêmicas no ar e, depois de receber protestos, acabaram deletando-as, o que só demonstra que elas cederam a pressão e não tiveram capacidade de lidar com as críticas.
Tirar uma imagem do ar passa a péssima impressão de que a empresa não tem coragem de sustentar suas opiniões. Esse é exatamente o tipo de situação que se quer evitar. Por isso, tenha um bom plano de gestão de crise, adotando um tom positivo ao responder as pessoas que fazem críticas ao que está sendo exposto. Aproveite para demonstrar graça, tato e sensibilidade.
Além disso, acompanhe as reclamações das pessoas que se sentirem mais afetadas ou ofendidas pela campanha de marketing em questão, para demonstrar que a empresa tem a capacidade de ouvir até os comentários mais negativos e lidar com eles da melhor forma possível.