Todo mundo que trabalha construindo sites e produzindo conteúdo para web de forma séria sabe que trabalhar o SEO é fundamental. Os mecanismos de busca estão com algoritmos cada vez mais refinados, que fazem com que qualquer errinho seja motivo para uma punição ou queda no ranqueamento. Veja 10 problemas técnicos de SEO e como é possível corrigi-los.
Confira os principais problemas técnicos de SEO
Erro de SEO #1 – Conteúdo duplicado
Quase todos os profissionais de SEO afirmam que conteúdo duplicado é uma das principais preocupações técnicas. Considera-se conteúdo duplicado qualquer conteúdo que seja significativamente similar ou exatamente igual a outro conteúdo qualquer presente no seu site ou até na web. Esse tipo de material tende a fazer com que os rastreadores do Google comportem-se de maneira estranha, retardando seu trabalho. E tudo o que retarda o rastreamento do Google é considerado indesejado e, consequentemente, malicioso.
Uma das formas de criar conteúdo duplicado é o uso excessivo de tags. Isso porque é comum que o site crie automaticamente uma página para cada tag, facilitando a busca por tags. Quem tem o costume de usar muitas tags em um único artigo acaba criando muitas páginas com textos repetidos, o que o Google pode acabar identificando como conteúdo duplicado.
Outra fonte de conteúdo duplicado inclui o uso de ambos os protocolos de URLs (HTTP e HTTPS). Programar o site para aceitar o domínio com e sem o www também pode causar duplicação de conteúdo. Até sites que têm materiais em vários idiomas pode acabar com um monte de conteúdos indicados como duplicados.
Para consertar esses problemas o ideal é rastrear todo o site à procura de duplicações informar ao Google o valor relativo de cada URL. Você pode usar “robots.txt” (um arquivo que permite que você controle como os robots do Google devem rastrear e indexar as páginas) para dizer ao motor de busca as pastas e diretórios específicos que não valem para o rastreamento.
Erro de SEO #2 – Uma experiência mobile ruim
Se o seu site oferece uma experiência de usuário ruim em smartphones e tablets, é provável que isso aumente a taxa de rejeição, o que pode causar quedas drásticas no ranking dos mecanismos de busca. Além disso, sites que não estão preparados para proporcionar uma boa experiência para qualquer usuário, seja ele móvel ou não, já estão perdendo posições no Google. Isso porque uma atualização de seu algoritmo já permite identificar se o site é ou não responsivo.
O design responsivo proporciona uma experiência personalizada para cada dispositivo, apresentando o mesmo conteúdo para todos os usuários. E o Google leva isso em conta ao apresentar os rankings de busca, principalmente se o usuário estiver utilizando um dispositivo móvel.
Erro de SEO #3 – Link Building podre
As últimas atualizações do algoritmo do Google colocam sites que se dedicam as práticas de construção de link building em sua mira. Um link building bem construído pode ajudar sites a crescerem. No entanto, páginas voltadas somente para essas práticas (e seus links, consequentemente) já ganharam status de questionáveis.
Backlinks ruins podem ser considerados black hats e causar um impacto supernegativo no ranqueamento do site. A saída? Conseguir backlinks de qualidade. Os links externos que apontam seu site devem ser, preferencialmente, de páginas relacionadas e que possuem boa reputação junto aos mecanismos de busca.
Erro de SEO #4 – Experiência de navegação ruim
Se os visitantes chegam ao seu site e não podem navegar pelas páginas com facilidade porque ele ainda não está bem configurado, talvez seja melhor tirá-lo do ar até que tudo esteja pronto. Afinal, o usuário que entra e sai do site contribui para uma alta taxa de rejeição.
Uma alta taxa de rejeição faz com que os mecanismos de busca entendam que o seu site tem baixa autoridade, ou seja, que ele não é muito relevante ou útil para seus visitantes. E não é isso o que os buscadores procuram: eles querem é mostrar o que há de mais relevante para que cada usuário encontre o que procura o mais rápido possível.
Veja também
- 10 dicas para criar URLs otimizadas
- O que é uma URL amigável e para que serve
- 5 dicas para melhorar o alcance orgânico do site
Erro de SEO #5 – Imagens pouco amigáveis na busca
Se uma pessoa não chega pelo seu site através da busca por palavras-chave, ela pode chegar pela busca de imagens. Mas, para isso, as imagens devem estar todas bem otimizadas para que sejam realmente encontradas. Lembre-se que os mecanismos de busca não veem as imagens: eles leem o que você programou.
Muitos projetos de site enfatizam visuais deslumbrantes, sem levar em conta a forma como esses recursos visuais podem afetar negativamente o ranking da pesquisa dos buscadores. Portanto, a combinação balanceada entre texto e imagem e uma ótima otimização ainda podem surtir efeitos superpositivos.
Erro de SEO #6 – Redirecionamentos incorretos
Às vezes, uma página da Web (ou um site inteiro) precisa ser movido para uma URL diferente. Um redirecionamento 301 é a melhor maneira de garantir que os usuários e motores de busca sejam direcionados para a página correta, de acordo com o Google.
Se você já reconstruiu seu site sem pensar bem no SEO, há uma boa chance de que links e URLs do seu site antigo não estejam devidamente configurados para se conectar ao seu novo site. É preciso criar o redirecionamento 301 das páginas antigas para as novas. Assim não há risco dos usuários não acharem as páginas que estão procurando.
Você deve localizar os famosos erros 404 (page not found ou página não encontrada) para fazer o redirecionamento correto. Se você tem um site que foi refeito, fazer varreduras pelas páginas periodicamente é importante, pois alguns erros podem passar despercebidos às vezes.
Erro de SEO #7 – URLs bagunçadas
É verdade que os CMS e as plataformas de blog tendem a criar URLs bagunçadas para novos conteúdos. Essas URLs podem prejudicar a confiança e credibilidade do site com os motores de busca, levando à diminuição da taxa de cliques. O correto é limpar essas URLs para incluir uma palavra-chave relacionada ao conteúdo da página.
URLs que contenham a palavras-chave são fáceis de serem lidas tanto pelos motores de busca quanto por usuários. Uma vez que é importante fazer com que seu site seja fácil de indexar e classificar, é crucial ter URLs otimizadas e amigáveis.
Erro de SEO #8 – Páginas que carregam lentamente
O page speed (velocidade de carregamento da página) é importante não só para uma boa experiência do usuário, mas também para alcançar bons rankings de busca. Se o site tem muitos elementos, ele pode demorar bastante para carregar, principalmente em conexões mais lentas ou dispositivos mais antigos.
A plataforma GTmetrix, por exemplo, realiza testes de velocidade em páginas e sites. Se você não tem certeza de como está o page speed do seu site, pode valer a pena realizar alguns testes gratuitos nessa plataforma e aplicar algumas das suas sugestões. O Google também oferece uma ferramenta que mede o page speed dos sites chamada Page Speed Tools.
Outro fator que pode causar o carregamento lento das páginas é o provedor de hospedagem do site. Por isso, procure um serviço de hospedagem confiável, seguro e rápido. Hospedagens compartilhadas são boas para quem está começando. No entanto, se o seu site é mais robusto, tenha uma hospedagem só para ele.
Erro de SEO #9 – Muitos itens em flash
Embora o Flash seja menos comum em sites atualmente, ele ainda pode dificultar a ação dos motores de busca que estão tentando indexar o conteúdo do seu site. Isso porque os robots não conseguem ler esses arquivos, o que faz com que eles levem mais tempo tentando descobrir como classificar a página.
Pra corrigir isso, é melhor utilizar itens em Flash com bastante moderação. Há tecnologias como HTML 5, CSS 3 e JavaScript que podem ser usados no lugar do Flash. E, se você realmente precisa de peças animadas, considere utilizar vídeos.
Erro de SEO #10 – Não aproveitar os dados que o Google gera
O Google Analytics é uma plataforma gratuita do Google em que é possível ter acesso a vários dados sobre pesquisas, tráfego do site, palavras-chave, etc. Se você não está aproveitando todos esses dados, então pode estar perdendo grandes oportunidades.
Com todos esses dados disponíveis e em mãos é possível não só criar conteúdos direcionados para determinadas palavras-chave como também melhorar toda a estrutura do site, deixando-o mais amigável e interessante para os usuários. Além disso, quem quer fazer propaganda no Google precisa ter domínio de todos esses dados que a plataforma gera.