10 formas de combater a queda no alcance orgânico das mídias sociais

Com o passar do tempo, parece que o alcance orgânico nas plataformas sociais diminui continuamente e sentimos que estamos chegando a apenas uma pequena fração do público com cada uma de nossas postagens. Se você tem esta mesma sensação, confira 10 formas de combater a queda no alcance orgânico das mídias sociais:

alcance-organico-das-midias-sociais
Fonte: freepik.

Conheça os algoritmos

Para superar a queda no alcance orgânico das mídias sociais é preciso aprender sobre os algoritmos de cada rede que você está usando atualmente. Em resumo, os algoritmos das plataformas sociais são baseados em três princípios básicos:

  • Recência: há quanto tempo você publicou uma postagem;
  • Relevância: qual a relevância dos seus posts para o seu público;
  • Envolvimento: como seu público reage as postagens que você publica.

Cada rede social tem suas próprias nuances quando se trata de como distribui conteúdo, mas pense sobre esses princípios básicos e como você pode aplicá-los ao seu conteúdo de mídia social e marketing. Depois de aprender os detalhes, você pode incorporar outras formas criativas de usar os algoritmos a seu favor.

redes-sociais-e-o-marketing-digital
Fonte: freepik.

Transmita ao vivo

Você já tentou transmitir ao vivo no Facebook, Instagram ou Twitter? Vídeos ao vivo nas redes sociais geram muita interação e o benefício do alcance subsequente pode ajudar a aumentar o reconhecimento de sua marca. Deixe seus seguidores conhecerem sua equipe, faça demonstrações de produtos ou simplesmente divirta-se com sessões de perguntas e respostas.

Outro benefício de vídeos ao vivo é poder reutilizá-los depois da transmissão inicial para criar ainda mais conteúdo.

Utilize o conteúdo gerado pelo usuário

Segundo uma pesquisa da plataforma Stackla, além de ser visto como mais autêntico, o conteúdo gerado pelo usuário também é mais influente junto a consumidores durante decisões de compra. Portanto, ouça seu público e mostre o conteúdo gerado por ele em sua estratégia de mídia social para combater a queda do alcance orgânico.

alcance-organico-das-redes-sociais
Fonte: freepik.

Ainda segundo a mesma pesquisa, 51% das pessoas dizem que provavelmente continuarão interagindo e/ou comprando de uma marca que compartilharem sua foto, vídeo ou postagem. Ou seja, mais de metade das pessoas desejam que marca utilize o conteúdo produzido pelo usuário e isso algo que não pode ser ignorado.

Crie conteúdo exclusivo para cada plataforma

Criar conteúdo exclusivo para cada rede em que sua marca está ativa é outra boa estratégia para combater a queda do alcance orgânico nas mídias sociais.

Use as ferramentas específicas de cada rede para criar mais interesse e engajamento nas variadas plataformas sociais. Fazendo isso, você irá interromper o ciclo de publicação de apenas imagens e vídeos e dará aos seus seguidores um incentivo adicional para continuar seguindo sua marca em cada rede social.

alcance-organico
Fonte: freepik.

Tenha um orçamento para impulsionar o conteúdo

Obviamente, isso vai gerar custos, mas outra maneira rápida de combater a queda do alcance orgânico de suas publicações nas mídias sociais é usar as várias opções de anúncios a sua disposição para dar as suas atualizações um impulso a mais.

Conhecer o seu cliente é fundamental, pois existem muitas formas diferentes de segmentar anúncios sociais. Considere seu público para cada atualização, direcione a postagem para esses usuários e, em seguida, segmente-os especificamente com suas opções de anúncio.

Use o marketing de influenciadores

Colaborar com influenciadores não é algo que gera resultados de forma exatamente instantânea, mas pode ser outra opção para combater a quedo do alcance nas redes sociais. O segredo é encontrar os influenciadores certos e que estejam alinhados com o seu público-alvo. Você terá que fazer uma pesquisa, mas assim que as as campanhas com influenciadores começarem, você sentirá a diferença.

como-aumentar-o-alcance-nas-redes-sociais
Fonte: freepik.

Stories do Instagram

Postar em seu Instagram Stories pode ser uma boa maneira de aumentar o alcance, ao menos nesta rede social específica. Ao usar hashtags, stickers de localização e outros recursos nas suas histórias, você pode chamar atenção e atingir um número maior de pessoas que, de outra forma, ignorariam sua publicação.

Conteúdo de qualidade

Você já deve estar cansado de ouvir sobre a qualidade do seu conteúdo e porque isso é essencial. Mas vamos pensar além da aparência real do seu conteúdo e considerar a qualidade como um acréscimo de valor para seu público-alvo e o fornecimento de conteúdo que ele realmente deseja e precisa.

Realize pesquisas (você poderia fazer isso com enquetes no Instagram ou no Twitter) e faça perguntas para realmente conhecer o que o seu público está enfrentando, o que ele gosta de ver e fazer e como você pode ajudá-lo com suas publicações.

alcance-organico-nas-midias-sociais
Fonte: freepik.

Consistência

Uma maneira certeira de combater o declínio do alcance orgânico é ser consistente. Isso se refere não só a ser consistente em sua frequência de postagem, mas também em suas mensagens e na aparência das suas contas. Lembre-se que você quer melhorar o alcance orgânico e, para que isso aconteça, ter uma certa consistência nas redes sociais é muito importante.

Analise os resultados

Crie o hábito de acompanhar e analisar métricas e números. Você pode usar ferramentas externas, mas saiba que as principais redes sociais fornecem relatórios de desempenho bastante completos para você realizar suas análise. Preste atenção ao que está funcionando para recriar estes parâmetros e pare de gastar tempo com coisas que não funcionam.

O alcance orgânico das mídias sociais não está morto, mas estamos absolutamente vendo uma mudança e uma queda nele ao longo do tempo. Mas não culpe os algoritmos; a única maneira verdadeira de combater o declínio do alcance orgânico é construir um público sólido e concentrar-se em engajar e atendê-lo de forma única para que o alcance orgânico volte a se desenvolver.

E aí, deu para entender? Para saber mais, você pode buscar uma agência de Marketing Digital, como a Agência IMMA.

Rodrigo Darzi

Sobre Rodrigo Darzi

Pai de 2 filhos. Especialista em Marketing Digital. MBA em e-Business pela FGV. Formado em Administração de Empresas pelo IBMEC. Empreteco.

Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Increva-se
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Saiba tudo sobre Marketing Digital. Cadastre-se!
Receba nossa newsletter sobre marketing digital, gestão de sites, mídias sociais, links patrocinados e muito mais.
Increva-se
E-book de Mídias Sociais
A Agência IMMA preparou um material exclusivo para você começar a entender como funciona a gestão de mídias sociais e como utilizá-las.

Insira o seu e-mail para receber o nosso e-book
QUERO MEU E-BOOK